Trabalho De Ed
Aluna: Cristiane Volpato da Silva nº 08
Profª Rosimar Ano: 1º B
Trabalho
De
Ed. Física
Arapongas, 20 de agosto de 2013
Introdução
Na postura padrão, a coluna é composta por quatro curvaturas (regiões cervical, torácica, lombar e sacral) que se distribuem de forma ideal para sustentar o peso, permitindo a locomoção e o bom funcionamento dos órgãos respiratórios, equilibrar a cabeça, proteger a medula espinal. Em outras palavras, postura correta é quando o eixo da coluna vertebral encontra-se em harmonia com o corpo; permitindo assim que a coluna exerça suas funções com a máxima eficácia. No entanto, desvio de coluna é uma alteração que ocorre no alinhamento da coluna vertebral, e que, dessa forma, provoca um esforço e uma sobrecarga maior sobre as articulações, o que altera a eficiência das funções.
Desvios Posturais
Anatomia
A coluna vertebral é uma estrutura composta por 33 vértebras que são unidas por determinados componentes. Ela estende-se do crânio até o ápice (parte mais alta) do cóccix. No adulto, o comprimento da coluna pode variar de 72 a 75 cm.
Tipos de Desvios
Os tipos de desvios de coluna abordados a seguir são cifose, lordose e escoliose.
A cifose, também chamada de dorso curvo e popularmente conhecida como corcundez, é caracterizada pelo aumento anormal da curvatura torácica. A coluna apresenta aspecto arqueado, devido ao seu curvamento posterior.
A lordose é definida como o aumento anterior da curvatura na região lombar. Ela está relacionada com a obliquidade pélvica.
A escoliose (do grego skolios = torto) é caracterizada pelo desvio da curvatura lateral juntamente com a rotação dos corpos vertebrais. A localização da curva é determinada pela localização do seu ápice, podendo ser cervical, cervicotorácia, torácica, toracolombar, lombar, lombossacra. Já a extensão da curva é