O Estruturalismo
Origem do Estruturalismo como teoria
O Estruturalismo surgiu através da oposição de duas teorias: a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas.
Teoria Clássica: Dava enfoque nos aspectos formais das organizações.
Teoria das Relações Humanas: Se preocupava com os aspectos informais das organizações.
Esses são conceitos muito superficiais do que sejam essas duas teorias. Todavia, o mais importante para o estudo do Estruturalismo é o fato de que essas duas teorias possuem explicações que entram em conflito; que se divergem. E foi a partir da união delas que o tema principal do nosso estudo surgiu. Portanto, podemos dizer que o Estruturalismo é a síntese destas ou o equilíbrio entre elas.
Um antropólogo francês chamado Claude Lévi-Strauss, o qual foi o maior nome da antropologia estruturalista, sentiu a necessidade de visualizar a organização como uma unidade (ou união) social grande e complexa, onde interagem os grupos sociais (as pessoas que compartilham os mesmos gostos). Juntando-se esses dois fatos, a união das oposições e o desejo de unir os grupos sociais, foi criada a Teoria Estruturalista.
Definição
O Estruturalismo é a teoria que se preocupa com o todo (a união dos grupos sociais) e com o relacionamento das partes (cada indivíduo) na constituição do todo. Ele teve como foco o estudo das organizações, a estrutura