Desvios Comportamentais
Definição um: Desvio comportamental é a violação de um padrão social.
Um padrão social pode ser diferenciado de um padrão estatístico. Um padrão estatístico é aquele seguido pela maioria das pessoas, a tendência central de uma distribuição; aqui, a diferença ou desvio comportamental significa a variação em relação à média.
Um padrão social é um padrão de conduta, que se espera que as pessoas sigam ou deveriam seguir, em vez daquele realmente seguido por elas
Definição dois: O desvio comportamental é uma violação de um padrão social a qual é desaprovada; comportamento que recebe uma resposta negativa.
O desvio comportamental é reconhecido por meio da resposta que ele gera; a gravidade da violação é medida por meio da gravidade da resposta.
Tipos de Desvios
Desvio primário: Todos nós praticamos pequenos atos que não são totalmente aprovados pela sociedade.
O departamento de trânsito estabelece uma velocidade máxima, mas, às vezes, nos atrasamos para um compromisso e desobedecemos a essa norma.
Existe lei municipal que proíbe pisar na grama de jardins públicos, mas, para encurtar o caminho e ganhar tempo, avançamos sobre o gramado.
Desvio secundário: Denomina-se assim qualquer comportamento que é caracterizado publicamente como conduta anormal. O assassino, o ladrão, o político corrupto, o estuprador e o traficante de drogas são exemplos de desvio secundário.
Desvio individual: É quando uma pessoa, agindo sozinha, pratica ato que foge dos padrões estabelecidos pela sua subcultura. Imagine um médico famoso, com ótima situação financeira, mas que entediado pela rotina de sua profissão, resolve ingressar no mundo do crime em busca de aventuras. Este não é o comportamento normal de todos os médicos bem sucedidos. No caso do nosso exemplo, o médico famoso desviou-se do padrão de comportamento de seu grupo e adotou outra conduta. O mesmo pode-se dizer do adolescente de classe média alta que estuda no melhor colégio da