FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO SOBRE O
4117 palavras
17 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁSFACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTROLADORIA E FINANÇAS
FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO SOBRE O
COMPORTAMENTO HUMANO NO PROCESSO DECISÓRIO
FINANCEIRO
Matheus Rodrigues de Oliveira
GOIÂNIA-GO
2013
FINANÇAS COMPORTAMENTAIS: UM ESTUDO SOBRE O
COMPORTAMENTO HUMANO NO PROCESSO DECISÓRIO
FINANCEIRO
Matheus Rodrigues de Oliveira¹
Resumo: O presente artigo faz explanações sobre o tema finanças comportamentais. Neste contexto, o principal objetivo desta pesquisa foi mostrar como os vieses comportamentais podem influenciar as escolhas no processo de tomada de decisão, a relação entre as finanças comportamentais e a psicologia, alguns dos diversos vieses comportamentais, se o comportamento humano pode ser modificado e os objetivos das finanças comportamentais. Para que se pudesse alcançar os objetivos propostos, foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica, realizada em livros de autores conceituados e pesquisa documental. A conclusão a que se chegou é que entender o comportamento humano e seus vieses é importante, pois assim, pode-se usá-los como ferramenta poderosa, pois o fato de conhecê-los pode ajudar no processo de tomada de decisão.
Palavras-Chave: Finanças Comportamentais. Vieses comportamentais. Tomada de decisão.
______________________
¹ Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Alfredo Nasser e acadêmico do curso de Especialização em Controladoria e Finanças da Universidade Federal de Goiás.
INTRODUÇÃO
Com os avanços e a modernização no meio empresarial, e a necessidade cada vez maior de escolhas mais próximas dos resultados esperados, faz-se imprescindível obter suporte adequado para a tomada de decisões, decisões essas que devem ser tomadas com o mínimo de envolvimento emocional a fim de se evitar resultados ruins, visando