estatistica
A Estatística é uma parte da Matemática Aplicada que fornece métodos para coleta, organização, descrição é análise de interpretação de dados. Tem como objetivo fornecer métodos e técnicas para lidarmos com situações e incertezas.
As informações estatísticas são concisas e eficazes, fornecendo assim decisão imprescindíveis. Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam definir melhor suas metas, e suas performances, identificando seus pontos fracos, e implantar novos desafios para um novo processos.
Segundo Levin , ela também entra na forma de explicar e predizer o comportamento humano. Fazendo previsões construtivas da realidade social de maneira mais estruturada, onde estuda variáveis comportamento do ser humano. A Estatística não se restringe apenas a observações de fenômenos concretos, mais também em observar situações abstratas e complexas do comportamento humano, a Estatística permite mensurar a realidade, que por meio de representações numéricas, e interpretações teóricas (LARA, CAMARGO e ROCHA.
É aplicada como instrumento para testar hipóteses sobre a natureza da realidade social, que de certa forma passariam despercebidos ao observador , podendo ser definida de acordo com o livro Estatísticas para Ciências humanas do autor levin , “conjunto de técnicas para redução de dados quantitativos (isto é, uma serie de números) ,descritivos mais convenientes e facilmente transmissíveis”.
É de total importância nas áreas exatas quanto humanas e biológicas, onde oferece vários dispositivos de auxilio estatísticos como, além de suas subdivisões: descritiva e a inferencial.
De acordo com Munhoz "Estatística Descritiva", é qual constitui-se em um meio rápido e prático de fornecer informações ao indivíduo acerca do trabalho realizado. Para isto, têm-se os conceitos quantitativas, correlações, média, moda, mediana, desvio padrão, intervalo interquartil, dentre