desvantagens tijolo
1-falta de estudo sobre ele
2-falta de mão de obra qualificada acarretando vários problemas ao longo da obra.
3-Não pode ser fabricado em locais com muita umidade
4-Solo sujeito a altas variações de composição de acordo com o local
5-A presença de substâncias deletérias para o processo de cimentação, como o húmus, cloretos e sulfatos inviabilizam a aplicação do solo
6-Composição do tijolo solo-cimento está sempre sujeito a análises em laboratório encarecendo o processo de fabricação
Deletérias: o que destrói ou danifica e pode causar danos na constituição física do material.
Húmus: é a matéria orgânica depositada no solo, resultante da decomposição de animais e plantas mortas, ou de seus subprodutos. O processo de formação do húmus é chamado humificação e pode ser natural, quando produzido espontâneamente por bactérias e fungos do solo (os organismosdecompositores), ou artificial, quando o homem induz a produção de húmus, adicionando produtos químicos e água a um solo pouco produtivo. Vários agentes externos como ahumidade e a temperatura contribuem para a humificação.
2
1.2
Formação dos solos
Cada rocha e cada maciço rochoso se decompõem de um a forma própria.
Porções mais fraturadas se decompõem mais intensame nte do que as partes maciças, e certos constituintes das rochas são mais solúveis q ue outros.
As rochas que se dispõem em camadas, respondem ao intemperismo de forma diferente para cada camada, resultando numa alteraç ão diferencial. O material decomposto pode ser transportado pela água, pelo ve nto, etc.
Os solos são misturas complexas de materiais inorg ânicos e resíduos orgânicos parcialmente decompostos. Para o homem em geral, a formação do solo é um dos mais importantes produtos do intemperismo. Os solos dife rem grandemente de área para área, não só em quantidade (espessura de camada), mais ta mbém qualitativamente.
Os agentes de intemperismo estão continuamente em