Conforto amb
O bloco de terra comprimida (BTC) ou mais conhecido como tijolo ecológico é um tijolo composto por solo (areia argilosa), água, um pouco de cimento e comprimido em prensas mecânicas.
O tijolo ecológico é feito de uma mistura de cerca de 95% de terra e 5% de cimento, compactados em prensa hidráulica. É curado (processo de secagem da mistura) apenas com água e sombra, assim, não exigindo que em seu processo de fabricação haja a queima em forno à lenha, o que evita desmatamentos e não polui o ar, pois não lança resíduos tóxicos no meio ambiente. Para o assentamento, no lugar de argamassa comum é utilizada uma cola especial, consomem menos ferro e concreto nas vergas, cintas e grautes e dispensam o uso de madeira, estribos e arame para construção de vigas e pilares para apoio da laje.
Possui dois furos internos, assim, eles permitem embutir a rede hidráulica e elétrica, dispensando o recorte das paredes. O sistema é modular e produz uma alvenaria uniforme, o que diminui as perdas no reboco.
Atualmente, são 3 os tipos de tijolos ecológicos: tijolo inteiro, tijolo meia e o tijolo canal.
Vantagens
• Têm isolamento térmico e acústico, permitindo que o ar dentro dos furos de ser aquecida pelo sol, sofrendo o deslocamento para cima e deixe esfriar para baixo, além de reduzir a umidade nas paredes.
• Os acessórios foram desenvolvidos para aumentar a resistência da estrutura, e para facilitar sua colocação e diminuir drasticamente o tempo de conclusão.
• Devido suas faces lisas e belas, não há necessidade de gesso ou a colocação de azulejos e outros acabamentos, quando desejado.
• A construção modular com o trabalho de tijolo favorece a limpeza e menos entulho e perda de material.
• Devido às suas faces lisas e apto duplo, as paredes mantêm uma corrida perfeita e bela acabamento, oferecendo beleza estética do edifício.
Desvantagens
• Requer pedreiro qualificado, com conhecimento da técnica de aplicação;
• Apesar de funcionar