Construçoes e Instalações Rurais
Araguatins-To
Abril/ 2014
Construções e Instalações Rurais
Araguatins-To
Abril/ 2014
TIJOLOS
Tijolo adobe:
Desvantagens: As construções com terra ou adobe devem ser protegidas da umidade. O barro não é um material impermeável e se desintegra rápido ao contato direto com a chuva.
Uma construção unicamente edificada com terra não é própria para edifícios com mais de um pavimento, principalmente em climas que não sejam secos.
O barro não é um material padronizado. A quantidade e o tipo de areia, argila e outros agregados varia de cada lugar onde a terra é extraída.
Ao secar, o barro se contrai e podem aparecer fissuras. Para diminuir este processo é necessário, (enquanto o barro seca), mantê-lo sempre umedecido para que não seque rápido demais.
Vantagem: O barro é um material reutilizável. Quando não cozido, pode ser triturado e umedecido para voltar ao estado original. Sendo assim não gera resíduos em uma obra e não contamina o ambiente.
O barro é um material econômico. Pode ser encontrado na maioria das vezes, próximo aos locais de obras e, por vezes, pode vir a substituir outros materiais de construção. Não necessita de muita energia integrada à obra, ou seja, em sua preparação, transporte e armazenagem, muito pouco é gasto.
Excelente regulador de umidade, o barro tem a propriedade de expelir e armazenar água devido à alta capilaridade de suas moléculas. É um material muito poroso. Construções de barro podem absorver até 30 vezes mais umidade do que uma de tijolo cozido. Ambientes sob paredes de barro se tornam salubres, pois há pouca variação de umidade, normalmente estabilizam em 50 % o ano todo.
O barro é um ótimo isolante térmico, mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados.
O barro preserva materiais orgânicos dentro de sua mistura. Devido à alta capilaridade e ao