Edificaçoes habitacionais
Introdução Uma propriedade rural, além de ser um local de produção agropecuária, costuma ser o local de moradia de muitos funcionários ou do proprietário. As casas em fazendas e sítios são, de um modo geral, construídas de maneira a atender as necessidades específicas de seus proprietários. Dependendo da região ou do gosto do proprietário, a casa rural pode ser construída de acordo com os padrões arquitetônicos predominantes na região, levando-se em conta fatores como: clima, interação com o ambiente, aspecto econômico, paisagístico e funcionalidade. Além disso devem corresponder aos padrões de numero de cômodos, instalações elétricas, rede de esgoto, etc. Tais aspectos influenciarão diretamente na escolha dos materiais a serem utilizados, que podem ser simples ou compostos, obtidos diretamente da natureza ou industriais.
Instalações elétricas As instalações elétricas devem corresponder aos padrões da NBR (na aréa interna da residencia, para a área externa não existem normas, ficando a decisão por conta do proprietário). A NBR 5410:2004 prevê os padrões minímos para pontos de iluminação, de tomadas , etc. Assim como em outras construções a habitacional rural deve conter um quadro de distribuição de energia no interior da residencia.
Número de tomadas por cômodo:
O número de tomadas a instalar em cada cômodo depende principalmente do grau de conforto que desejamos. As dimensões e destino do cômodo são fatores que influem sobre o número de tomadas necessárias.
Indica-se:
a) Dormitório — no minmno, uma tomada geral, desejável, pelo menos, mais uma tomada ao lado da cabeceira da cama para ligar rádio, abajur ou relógio elétrico.
b) Sala de Estar — no mínimo, uma tomada geral; desejável, pelo menos, mais unia para rádio e televisor; em residências de luxo, mais tomadas para abajur, lareiras, etc. c) Sala de Jantar — no mínimo, uma tomada geral; desejável, pelo menos, mais uma para rádio e televisão.
d)