Destinação de resíduos provenientes de indústria metalúrgica
PRINCÍPIOS BÁSICOS E LEGISLAÇÃO
AMBIENTAL
Professora Christa korzenowski
Ieda Fagundes Zanolla
[ INDÚSTRIA METALÚRGICA]
Porto Alegre, 23 de setembro 2011.
1.
INTRODUÇÃO
A natureza de impactos ambientais é em grande parte atribuída à atividade industrial e aos processos e tecnologias utilizadas por estas. Além disso, a demanda pela produção de bens de consumo aumenta em grandes proporções o consumo de recursos naturais, aumentando a necessidade de transformação da matéria prima em produtos finais, com isso impulsionando o crescimento e a produção industrial.
A grande diversidade das atividades industriais ocasiona durante o processo produtivo a geração de quantidades cada vez mais significativas de resíduos, como: água proveniente da lavagem ou resfriamento de maquinários, água de limpeza da indústria, resíduos provenientes da usinagem de ligas de alumínio e aço, óleos de usinagem, resíduos de borracha, bagaços, resíduos químicos e cinzas entre outros.
Diante das mais variadas forma de atividades industriais surge a necessidade de estabelecer critérios e meios de avaliação dos fatores impactantes durante a produção dos bens de consumo até a sua disposição final. Devemos avaliar os descartes ocorridos durante as diferentes etapas do proc esso, como a geração de efluentes líquidos, resíduos sól idos, emissões atmosféricas e as consequências ambientais com sua emissão e disposição.
O objetivo é avaliar um dos resíduos gerados por uma empresa, bem como classifica-lo de acordo com a legislação ambiental em vigor, verificando o atendimento da legislação quanto aos limites aceitáveis para este resíduo e sua correta disposição.
2.
INDÚSTRIA DE ESTUDO
No presente estudo os dados foram obtidos durante visita a uma indústria metalúrgica, onde o seu produto final são armas de fogo , utilizando como matéria prima, principalmente o aço, o alumínio e o titânio. Durante a visita obteve-se informações sobre uma das etapas