Economia
- O problema econômico
- Definições e problemas econômicos
“Economia é a ciência dos escassos recursos das sociedades humanas: ela estuda as formas assumidas pelo comportamento humano da disposição onerosa do mundo exterior em decorrência da tensão existente entre os desejos ilimitados e os meios limitados aos agentes da atividade econômica” (definição de Raymond Barre).
“Economia é a ciência que se preocupa com o estudo das leis econômicas indicadoras do caminho que deve ser seguido para que seja mantida em nível elevado a produtividade, melhorando a o padrão de vida das populações e empregados corretamente os recursos escassos” (definição de Paul A. Samuelson).
Problemas econômicos decorrentes da:
I - escassez de recursos: trata-se da questão de optar pela melhor canalização dos recursos (que são finitos) para os diversos setores produtivos e ainda decidir sobre como deverá ser organizada a atividade econômica (ou seja, o cobertor é curto para cobrir tantas necessidades).
A economia, como ciência da escassez, se procura em resolver questões como: a – necessidade de coordenação dos escassos recursos; b – divisão ou procura de maior eficiência para o trabalho humano; c – problemas decorrentes da produção em massa, da expansão tecnológica e da crescente penetração da ciência nas atividades produtivas; d – pesquisas para o aumento na produtividade agropecuária; e – lutas de classes, conflitos entre grupos sociais, negociações comerciais interna e externas, problemas de repartição de renda; f – as disputas ideológicas que tem como ponto de partida a organização da atividade econômica, os graves problemas do ajustamento da oferta global à procura global, etc.
Como visto, os problemas a que se preocupa a economia como ciência são infinitos, haja visto que os recursos são escasso e as necessidades são ilimitados.
Este fato faz com que todos os bens não sejam livres. Apenas o ar atmosférico é um bem livre. Já a água transformou-se