residuos industriais
Os riscos do óleo contaminado para o meio ambiente
O óleo lubrificante usado ou contaminado é um resíduo perigoso que afeta a saúde humana e o meio ambiente. Assim como causa danos à saúde das pessoas que têm contato direto com ele, o mesmo, quando dispersado no meio ambiente, causa enormes prejuízos, afetando grande número de pessoas, a fauna e a flora, principalmente quando associado a outros poluentes comuns nas áreas mais urbanizadas.
Alguns danos ambientais causados devido à má destinação do óleo usado:
• Inutilização do solo atingido;
• Pode atingir o lençol freático e quando queimados gera uma grande quantidade de particulados, poluindo o ar.
Como visto, todo o cuidado é pouco porque até pequenas quantidades do resíduo jogadas na natureza podem ter graves conseqüências.
Perigo das lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas fluorescentes possuem em seu interior substancias químicas nocivas ao meio ambiente e ao ser humano. O problema é maior ainda quando é quebrada, a lâmpada fluorescente libera vapor de mercúrio no ar.
É recomendável que as lâmpadas a descartar estejam armazenadas em local seco, de preferência nas próprias caixas de embalagem original, protegidas contra eventuais quebras. O uso destas embalagens adequadas para acondicionamento das lâmpadas minimiza o risco de quebra e retém o vapor de mercúrio que se elas romperem vai limitar a exposição humana ao metal pesado.
O mais importante a ser feito é não jogar as lâmpadas em qualquer lugar. Procure a COLIX, somos uma empresa licenciada, para fazer a coleta e dar a destinação correta das lâmpadas.
Lodo de ETE
Os lodos de ETE são resíduos contendo metais, provenientes do processo de tratamento de efluentes industriais. Alguns exemplos são: galvanoplastias, metalúrgicas, usinas, indústrias eletrônicas, automotivas, lavanderias e outros.
Outros resíduos que a dá a destinação correta:
- Borra de tinta de pintura de móveis e metais.