Soldagem
R . M L .
REI DAS MAQUINAS DE LIMPEZA
SOMOS ESPECIALIZADOS EM ASPIRADORES DE PÓ - ASPIRADORES DE ÁGUA - EXTRATORAS OU ESTRATORES DE AGUA - ASPIRADORES DE PÓ PROFISSIONAL - ASPIRADORES DE PÓ INDUSTRIAL
A questão ambiental e os resíduos industriais
1. Resumo
2. Introdução
3. Resíduos
4. Classificação dos resíduos
5. Classes dos resíduos
6. Resíduos industriais
7. Conclusão
8. Referências
Resumo
Produzidos em todos os estágios das atividades humanas, os resíduos, em termos tanto de composição como de volume, variam em função das práticas de consumo e dos métodos de produção. As principais preocupações estão voltadas para as repercussões que podem ter sobre a saúde humana e sobre o meio ambiente (solo, água, ar e paisagens). Os resíduos perigosos, produzidos sobretudo pela indústria, são particularmente preocupantes, pois, quando incorretamente gerenciados, tornam-se uma grave ameaça ao meio ambiente.
Palavras chave: resíduos; industrias;
1 – Introdução
A compreensão da problemática do lixo e a busca de sua resolução pressupõem mais do que a adoção de tecnologias. Uma ação na origem do problema exige reflexão não sobre o lixo em si, no aspecto material, mas quanto ao seu significado simbólico, seu papel e sua contextualização cultural, e também sobre as relações históricas estabelecidas pela sociedade com os seus rejeitos.
As mudanças ainda são lentas na diminuição do potencial poluidor do parque industrial brasileiro, principalmente no tocante às indústrias mais antigas, que continuam contribuindo com a maior parcela da carga poluidora gerada e elevado risco de acidentes ambientais, sendo, portanto, necessários altos investimentos de controle ambiental e custos de despoluição para controlar a emissão de poluentes, o lançamento de efluentes e o depósito irregular de resíduos perigosos.
2 – Resíduos
A década de 70 foi a década da água, a de 80 foi a década do ar e a de 90, de resíduos sólidos, conforme Cavalcanti (1998).