Destilação a Vácuo
Introdução
O processo de transformação do petróleo passa em varas etapas numa refinaria, que consiste na separação do óleo em frações.
A retirada de água e sal do petróleo é uma operação realizada por vasos decantadores e por dessalgadoras. Em seguida o petróleo passa por um forno onde ocorre a vaporização parcial dele antes de ser enviado para torre de destilação atmosférica.
Na destilação atmosférica o petróleo é bombeado para o interior da torre que se reparte em varias frações. O resíduo obtido na seção de destilação atmosférica, é reutilizado na destilação a Vácuo para a obtenção de Gás Óleo Leve, Gás Óleo Pesado e Resíduos a
Vácuo.
Fluxograma de uma Unidade de Refino
Desenvolvimento
A destilação a Vácuo é semelhante a atmosférica, a mistura líquido-vapor entra na coluna através de um bocal tangencial, para facilitar a separação mecânica entre as fases com velocidades muito elevadas, em alguns casos próximas a velocidade sônica.
O líquido gerado na zona de separação líquido vapor sempre carrega certa quantidade de hidrocarbonetos da faixa do
Gás Óleo Pesado. Estes hidrocarbonetos devem ser removidos para aumentar a produção de Gás Óleos ou acertar a qualidade do Resíduo a Vácuo.
Os vapores proveniente da zona de separação líquido-vapor sobem pela coluna e são condensados e retirados da torre como Gás Óleo Leve, Gás Óleo Pesado e Resíduo a
Vácuo
Desenvolvimento
No topo da torre, são utilizados os demister, eles visam a condensação das gotículas de líquido que possam ter sido arrastadas junto com o gás, evitando assim a contaminação da fração a ser retirada.
Fluxograma de uma Unidade de Refino
Conclusão
Concluímos que a destilação a vácuo é de extrema importância para uma refinaria, uma vez que realizado logo em seguida da destilação atmosférica, o reaproveitando é o máximo possível dos resíduos na destilação a vácuo, isto se deve ao fato de que com pressões normais, não