Memórias escolares sobre a ação da Força Expedicionária Brasileira
RESUMO: O objetivo principal do presente trabalho busca analisar os obstáculos enfrentados pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante sua participação na Segunda guerra Mundial, no período de 1943 a 1945 e, de certa maneira, resgatar nas instituições de ensino, a memória dos soldados que lá lutaram. Inicialmente descreve-se o contexto histórico, realizando uma breve análise política, econômica e social do período. Através da análise de autores de duas linhas historiográficas, procura-se avaliar os caminhos para a organização e treinamento do contingente, verificando os obstáculos enfrentados pela tropa em solo brasileiro e italiano. Em seguida, submetem-se à análise, as causa e consequências da rápida desmobilização da FEB. Para finalizar, demonstrar a importância de resgatar, nas instituições de ensino, a memória da FEB.
PALAVRAS-CHAVE: Segunda Guerra Mundial, Força Expedicionária Brasileira, Obstáculos, Memória.
1 IMPORTÂNCIA DO RESGATE DA HISTÓRIA DA FEB
A Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foi o maior conflito armado da história da humanidade, envolvendo todas as grandes potências econômicas e militares do período.
No Brasil, durante os primeiros anos de guerra, o governo optou pela neutralidade. Porém após o ataque a base aeronaval dos Estados Unidos, o governo brasileiro foi pressionado a romper relações diplomáticas com os países do eixo, posicionando-se a favor dos aliados, como consequência navios brasileiros foram torpedeados por submarinos alemães na costa brasileira. O governo brasileiro reconheceu a situação de beligerância contra as nações agressoras. Estávamos em guerra. Em 1943, cria-se a Força Expedicionária Brasileira.
A participação da Brasil na Segunda Guerra Mundial, neste caso especificamente a empreitada da FEB, foi em todas as instâncias difíceis, os problemas provinham desde ordem econômica, política, social, incluindo a militar. Os obstáculos