destilação a vacuo
Página 1.......... Introdução
Página 2.......... Destilação a Vácuo ou Pressão Reduzida
Página 3.......... Torre De Destilação
Página 4.......... Seu Leito
Página 5.......... Bibliografia
Introdução Destilação à vácuo ou destilação a pressão reduzida: processo em que o resíduo da destilação atmosférica é separado em diversas frações sob pressão reduzida.
Para destilar misturas de substâncias, cujos pontos de ebulição são muito elevados ou que se decompõem a temperaturas abaixo dos seus pontos de ebulição, utiliza-se a destilação a baixa pressão.
Quando se reduz a pressão reduz-se também a temperatura de ebulição, o que permite a separação dos componentes da mistura à temperatura inferior à da sua decomposição química.
1
Destilação a Vácuo (pressão reduzida)
Na destilação à pressão reduzida, é usada uma bomba de vácuo ligada ao destilador. Quando se força o vácuo dentro do detilador e, consequentemente, dentro do balão onde está à substância líquida a ser destilada, ela entra em ebulição à uma temperatura menor, porque uma substância só começa a entrar em abulição quando sua pressão se iguala à pressão do ambiente em que els está. Então, se a pressão é reduzida, a temperatura de ebulição também é reduzida.
Este processo é mais comum para destilar misturas em que existam compostos orgânicos, que podem se decompor e perder as suas propriedades caso seja exposto à uma temperatura relativamente alta.
Forno promove o re-aquecimento do resíduo atmosférico até a temperatura ideal para o fracionamento.
Efeito Indesejado: