destilação a vapor
Por que o ponto de ebulição da mistura em uma destilação a vapor é menor do que o ponto de ebulição de cada componente puro ? R= Por que a pressão total de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais, isso permite que a mistura ferva numa temperatura inferior ao ponto de ebulição de qualquer um dos componentes da mistura, por exemplo o da água que corresponde a 100ºC.
2-Que propriedade deve ter uma substância para ser “arrastável” por vapor? Técnica de extração pelo arraste de vapor permite a separação de componentes voláteis, sem necessidade de temperaturas elevadas. A substância deve ser insolúvel ou pouco solúvel em água; não sofrer alteração ou decomposição por vapor d’água aquecido; possuir considerável pressão de vapor.
3-Quais as vantagens de uma destilação a vapor? R=1°- A mistura entra em ebulição em temperatura inferior ao ponto de ebulição da água (forma-se uma destilação azeotrópica, isto é, a mistura resultante comporta-se como um líquido com P.E. definido), não sendo possível separar seus componentes por destilação fracionada;
2°- Ocorre um devio positivo da Lei de Raoulp. Desvios positivos grandes conduzen uma curva de pressão de vapor total da mistura, originando um azeótropo de ponto mínimo.
4- Quando se deve utilizar a destilação a vapor? R= 1°. Quando se deseja separar ou purificar uma substância cujo ponto de ebulição é alto e/ou apresente risco de decomposição;
2°. Para separar ou purificar substâncias contaminadas com impurezas resinosas;
3°. Para retirar solventes com elevado ponto de ebulição, quando em solução existe uma substância não volátil;