pim semântica
Web 3.0 é a visão de uma era em que os motores de busca não se limitam a recolher e apresentar os dados que andam dispersos pela Internet, mas antes são capazes de "mastigar" essa informação e produzir respostas concretas. Numa altura em que a Web 2.0 já se estabeleceu na vida dos internautas, que diariamente frequentam redes sociais como o Facebook e o Twitter, está na hora de abrir as portas à Web 3.0, o passo seguinte da evolução tecnológica num mundo em que as máquinas se aproximam cada vez mais do universo da inteligência artificial.
No começo era a Internet de primeira geração, dos motores de busca simplistas e dos e-mails, conceitos já de si evolucionários para quem toda a vida esteve dependente de bibliotecas, correios e telefones.
Depois tudo mudou. A WorldWide Web (teia mundial ou rede mundial. Web www.) popularizou-se mundialmente e evoluiu num ano segundo da História, comparativamente com o tempo de penetração da maioria dos outros inventos humanos até à data. Transformou-se na Web 2.0, a da computação social, dos “chats” em tempo real e das redes de amizade, do cruzamento de informações, da comunicação e da colaboração, das contribuições para a Wikipédia (enciclopédia livre online) e dos mundos virtuais.
Nos últimos cinco anos têm sido este o paradigma da Web. A Web 3.0 serve-se de software que vai aprendendo com o conteúdo que apanha na Internet, que analisa a popularidade desse conteúdo e chega a conclusões. Em vez de ter as pessoas a refinar os termos da pesquisa, a Web 3.0 será capaz de fazê-lo sozinha, aproximando-se do mundo da inteligência artificial.
Abstract
Web 3.0 is the vision of an era in which the search engines are not limited to collecting and presenting data that are scattered over the Internet, but rather are able to “chew “this information and produce concrete answers. At a time when Web 2.0 has already established itself in the lives of Internet users , who daily attend social networks such