Desporto
0
O índice glicémico é importante? Quando se fala de alimentos, especialmente dos alimentos ricos em carbohidratos, é bastante comum que se refira o valor de índice glicémico, mas será que o índice glicémico é importante?
O que é o Índice Glicémico?
O índice glicémico (IG) é uma escala que vai de 1 a 100 e que mede a rapidez com que os alimentos à base de carbohidratos são convertidos em glucose.
O índice glicémico foi originalmente criado com o propósito de ajudar os diabéticos a controlar os seus níveis de açúcar sanguíneo.
O índice glicémico é importante?
O índice glicémico acabou por atrair a atenção dos praticantes de musculação, entusiastas do fitness, do mundo das dietas para perda de peso e por fim da população em geral. Tornando-se assim o tema central em numerosos livros de dieta que se tornaram “best-sellers”, como um método para escolher os melhores alimentos para perder peso.
De acordo com os defensores do sistema do índice glicémico, os alimentos que têm um índice glicémico elevado, tais como os bolos de arroz, cenouras, batatas, melão e sumo de uva são “indesejáveis” e devem ser evitados porque os alimentos com elevado índice glicémico são rapidamente absorvidos , elevam o açúcar do sangue de forma rápida e portanto têm maiores probabilidades de serem convertidos em gordura ou de provocaram problemas de saúde.
Em vez disso, somos aconselhados a consumir carbohidratos com baixo índice glicémico, tais como feijão preto, cevada, aveia, amendoins, uvas, maçãs e outras frutas, porque esses alimentos não elevam o açúcar do sangue de forma tão rápida.
Aplicações práticas do Índice Glicémico
Embora o IG tenha algumas aplicações práticas, tais como o uso de alimentos ou bebidas com alto IG na nutrição pós-treino e a ênfase forte nos alimentos de baixo IG para aqueles que têm problemas de regulação do açúcar sanguíneo, mas existem falhas em usar o IG de forma estrita como único critério para escolher as fontes de