Suinicultura
Engenharia Zootécnica
Docente: Engª Marieta Carvalho
Discentes: Márcio Ferreira 20699 / Vitor Sequeira 24206
Índice
Introdução
Este trabalho visa a análise atual de sistemas de produção e maneio em Portugal sobre a suinicultura, bem como da sua capacidade de expansão. Assim, os pontos a serem abordados são a prática das boas condições de trabalho, funcionalidade e de organização empresarial, o cumprimento de todo o enquadramento de boas práticas ambientais, segurança alimentar e bem -estar animal, as necessidades energéticas dos animais, o acesso ao mercado e a rentabilidade das explorações.
1. Sistemas de Produção
Até ao séc. XVIII os porcos domésticos pouco diferiam dos porcos selvagens.
Fim do séc. XVIII apareceram os 1º programas de melhoramento em Inglaterra estimulados pelo:
Aumento da procura de carne e de gordura devido à melhoria do nível de vida provocado pela industrialização;
Aumento da produção agrícola devido ao desenvolvimento do conhecimento e consequente aumento da disponibilidade de alimentos para criar animais;
Introdução em Inglaterra de porcos cruzados com raças asiáticas e napolitanas, fruto do intenso comércio marítimo inglês.
1.1. JAVALI PORCO ACTUAL
Peso adulto > comprimento corporal;
Desenvolvimento muscular do terço posterior > prolificidade;
2. Em Portugal
Não há sazonalidade ao longo do ano no preço, nos abates, no peso médio das carcaças nem no consumo;
O preço da carne de suíno em Portugal é tendencialmente mais alto que o dos países do centro e norte da Europa.
2.1. Tipos de Produção
Sistema Extensivo;
Sistema Semi-intensivo;
Sistema Intensivo;
Ciclo Fechado;
Multi-sítios.
Sistema Extensivo
Explorações que utilizam o pastoreio em qualquer das fases do seu processo produtivo.
As áreas de pastoreio devem:
Ser vedadas;
Ter capacidade forrageira adequada aos efectivos;