Desporto para Deficientes
DESPORTO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA
TRABALHO REALIZADO POR
CARLOS ANDRE NETO SILVA
INTRODUÇÃO
Existem muitas discussões sobre a importância da inclusão e integração dos deficientes, no âmbito do Desporto e em concreto no Futebol. Hoje no contexto social em que vivemos as pessoas com deficiências, são considerados incapazes e ineficientes.
Olhando em um novo paradigma, a pessoa com deficiência tem que ser vista e aceite pelas suas possibilidades e não pela suas incapacidades.
Depois da família e a escola o Desporto pode e deve ser um espaço fundamental para o processo de socialização do individuo. No caso específico do Futebol é necessário que os profissionais envolvidos produzam conhecimentos que tragam contribuições para modificar o contexto social que vive as pessoas com deficiência. Cada vez mais as pessoas com deficiência são marginalizadas e afastadas do Desporto quer por falta meios e de vontade da sociedade de os integrar, isto é, tendo oportunidades somente aqueles que são mais aptos, os melhores e os mais próximos do mundo dos iguais.
Penso que o Desporto em geral e o Futebol em concreto tem obrigação e o dever de saber acolher as pessoas com deficiência, dando desta forma a oportunidade de conhecer as suas possibilidades e vencer os seus limites, facilitando a sua participação sempre que possível nas atividades desportivas, promovendo a interação entre todos com os mesmos direitos .
Neste trabalho irei falar sobre alguns tipos de deficiências que facilmente seriam possíveis de integrar um plantel de Futebol e de outras onde seria bastante difícil ou quase impossível integra-los mas sugerindo alternativas nos próprios clubes sobretudo na Formação para este tipos de deficiências mais especificas .
INTEGRAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM EQUIPAS DE FUTEBOL DE FORMAÇÃO EM COMPETIÇÂO .
No meu ponto de vista, exitem alguns tipos de deficiências que não são impeditivos de integrar essas