Desporto como Fenómeno Social
Disciplina de Educação Física
01/dezembro/2013
Desporto como Fenómeno Social
Trabalho realizado por:
Carolina Soares, 12ºA
Índice
Introdução
.
.
.
.
.
.
.
.
3
Conceito de Desporto .
.
.
.
.
.
.
4
Desporto como Fenómeno Sociocultural
.
.
.
.
4
A Sociedade e o Desporto
.
.
.
.
.
.
5
Desporto para Todos .
.
.
.
.
.
.
7
O Papel da Comunidade no Desporto
.
.
.
.
7
Desporto na Sociedade
.
.
.
.
.
.
8
Conclusão
.
.
.
.
.
.
.
.
14
Bibliografia
.
.
.
.
.
.
.
.
15
Introdução
No âmbito da disciplina de Educação Física, este trabalho proposto, visa o
Desporto como fenómeno social, isto é, um tema de todos, para todos, praticado pelas massas e sendo assim, um tema ainda “em construção”, um tema emergente.
O Desporto é hoje, talvez, a forma mais popular de participação cultural, o domínio mais universal da cultura, anulando barreiras culturais como a língua, a religião, as fronteiras geográficas, ou as manifestações de nacionalismo. Aproximando participantes e espetadores de todo o mundo nas suas paixões, obsessões e desejo de vencer. A mobilidade de atletas e dos adeptos e a capacidade de retransmissão das manifestações desportivas para todo o mundo são aspetos que mudam a paisagem do desporto. O Desporto é definido como uma atividade educativa quando permite o desenvolvimento das suas mobilidades motrizes e psicomotrizes, em relação aos aspetos afetivos, cognitivos e sociais em relação a sua personalidade. (Le Boulch)
A prática regular do desporto demonstra a opção por um estilo de vida mais ativo, relacionado ao comportamento humano voluntário, onde se integram componentes e determinantes de ordem biológica e psicossociocultural. Porém, o desporto permite uma interação