Desoneração da Folha (Resumo)
A desoneração da folha de pagamento veio com o intuito de substituir a contribuição patronal por outro tributo incidente sobre o faturamento da empresa, e não mais sobre a folha de pagamento. No caso da empresa a qual escolhemos, ela possui uma alíquota de 1% por se tratar de uma A desoneração é um processo obrigatório para as empresas, que estão sendo obrigadas a recolher seu INSS sobre a receita bruta e não mais sobre o total de remunerações, dando prejuízo para algumas empresas.
O processo de desoneração é obrigatório. As atividades e produtos previstos em lei estão obrigados a recolher seu INSS sobre a receita bruta e não mais sobre o total de remunerações.
Importante observar que tal substituição vem sendo implantada gradualmente, agregando-se novos setores da economia paulatinamente.
Como saber se minha empresa está sujeita à desoneração?
Governo usa os seguintes critérios para incluir empresas neste regime:
• Tipo de atividade da empresa
• Tipo de produtos que a empresa fabrica
Estes mesmos critérios indicam se sua empresa deve recolher 1% ou 2% sobre a Receita Bruta.
Um exemplo: Uma empresa que possui um faturamento alto, mas que emprega pouca gente ou terceiriza mão de obra se arrisca a pagar mais impostos depois de receber o “benefício” e com isso acaba pagando muito mais com a desoneração da folha de pagamento, havendo então um prejuízo para essas empresas.