Deslocamento de equilíbrio
Físico-Química
Deslocamento de Equilíbrio
Carolina Trotte Caloeiro
Gabriel de Oliveira da Fonseca
Giovanna Neri Ferreira
Turma QM131
Profª Alda
01/08/2013
1 – Introdução:
O equilíbrio químico se estabelece quando as velocidades das reações diretas e inversas se igualam. Nesse ponto, as propriedades do sistema reacional, tais como concentração, temperatura e pressão (que pode ser relacionada ao volume) tornam-se constantes. Esta estabilidade ocorre, pois no momento em que as velocidades de reações são iguais, a quantidade de reagente consumida no sentido direto é igual à quantidade de produto formado no sentido inverso, mantendo as concentrações constantes (no equilíbrio). Um sistema fechado é um sistema em que a temperatura é constante e não há trocas de massas com o ambiente. Nestas condições, todas as reações são reversíveis, até mesmo as que não aparentam ser. A partir de estudos e observações, foi descoberta uma razão matemática constante entre as concentrações e as pressões de equilíbrio, que são representadas por Kc e Kp e definidas por: Reação hipotética:
aA(g) + bB(g) ⇆ cC(g) + dD(g)
Kc = [C]c x [D]d [A]a x [B]b
Kp = Pcc x PDd PAa x PBb
Em que [X] representa a concentração de equilíbrio de X.
A aplicação de Kc pode ser nas previsões tanto qualitativas quanto quantitativas das reações. O deslocamento do equilíbrio químico é definido no Princípio de Le Châtelier: “Se uma influência externa ou perturbação atuar sobre um sistema em equilíbrio, o sistema realizará um deslocamento na direção ou sentido que contrapõe a perturbação, reconduzindo o sistema ao equilíbrio”.
Os principais fatores que perturbam o equilíbrio de um sistema químico são: variação na concentração de reagentes ou produtos, variação na temperatura do sistema ou variação na pressão do sistema decorrente da variação do volume.
Variação nas concentrações: Caso