Deslocamento de equilíbrio
As leis que regem a influência dos diversos fatores sobre o equilíbrio, podem ser englobadas num princípio único, enunciado originalmente, em 1984, por Le Chatelier:
“Se, num sistema em equilíbrio, se faz variar algum dos fatores de que ele depende, o equilíbrio é deslocado no sentido da transformação, que tende a anular ou diminuir o efeito inicial produzido.”
O Princípio de Le Châtelier estabelece que a posição do equilíbrio sempre mudará na direção que contrabalancei ou minimize a ação de uma força externa aplicada ao sistema.
"Se for imposta uma alteração, de concentrações ou de temperatura, a um sistema químico em equilíbrio, a composição do sistema deslocar-se-á no sentido de contrariar a alteração a que foi sujeito."
Quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força.
Alterações da acidez e basicidade agem como forças externas em equilíbrios químicos. O sistema precisa então se deslocar para amenizar os efeitos dessa força.
Concentração
O aumento do valor da concentração de um componente do sistema, é seguida do consumo desse componente, até se atingir um novo estado de equilíbrio. Já a diminuição do valor da concentração de um componente do sistema é seguida do consumo dos componentes do lado oposto do mesmo até se atingir um novo estado de equilíbrio.
Quando há um aumento da concentração de um ou mais reagentes, o sistema evolui no sentido direto de forma a diminuir a sua concentração. O mesmo acontece com o aumento da concentração dos produtos.
Por outro lado, quando há uma diminuição da concentração de um ou mais reagentes, o sistema volta ao estado de equilíbrio, deslocando-se a reação no sentido inverso, diminuindo a concentração dos produtos e aumentando a dos reagentes para que se atinja novamente o estado de equilíbrio. O mesmo acontece no caso inverso.
O princípio de Le Chatelier também é aplicado quando alterações de temperatura e de pressão