Desiquilibrios Regionais
Crescimento Económico e
Desenvolvimento
Crescimento económico relaciona-se com a quantidade de bens produzidos.
Desenvolvimento inclui a economia e elementos qualitativos da vida humana, como o acesso da população e social equilibrado.
Os Indicadores e a sua
Importância na Medição do Desenvolvimento
O Instituto Nacional de Estatística em Portugal recolhe dados estatísticos, estes dados organizados por assuntos constituem os indicadores com os quais se pode medir o grau de desenvolvimento dos países ou das regiões.
Os indicadores compostos são muito utilizados em estudos comparativos de desenvolvimento entre os países e regiões do Mundo.
Representação de um mesmo fenómeno (PIB) no período
1960-2002
Indicado res Quantidade de População
Ativa
A população ativa inclui todas as pessoas que se encontram na situação de empregadas. São consideradas empregadas todas as pessoas que desempenham qualquer função remunerada ou que apesar de terem emprego estão ausentes por motivos de doença, greve ou férias. No arquipélago da Madeira, o setor terciário predomina igualmente devido à importância das atividades turísticas.
Estrutura da população empregada nos diversos setores de atividade por NUT II, em
2004
População Ativa e Empregada
6000
5000
População Ativa
Homens
Mulheres
4000
3000
2000
1000
0
1ºT-2012
2ºT-2012
Sistema urbano – Centralidades de comércio e serviços
Distribuição da população empregada por setores de atividade, em Portugal, por NUT II, em 2004
Atividades Económicas
A atividade económica nacional é sustentada por uma elevada predominância de pequenas e médias empresas, estas, referem-se a empresas com sedes em Portugal, constituídas sob a forma da sociedade, e com pelo menos uma pessoa ao serviço.
Tecido empresarial por concelho, em 2004
Rendimento, Consumo e
Educação
O melhor desenvolvimento assenta numa economia dinâmica e igualmente equilibrada da riqueza, esta, é distribuída em serviços variados e reflecte-se