PLANEJAMENTO AMBIENTAL 2
AMBIENTAL
ALINE FERNANDA CASTRO
BARBARA OLIVEIRA
BRUNA AMARAL CARDOSO
BRUNA FURLANETTO
LAÍZA MAIARA SOUZA
MARCOS ANTÔNIO VAZ
Prof.ª JULIANE DE MIRANDA PRINA BILIATO
Disciplina: GESTÃO AMBIENTAL – ENGENHARIA CIVIL
PRA QUÊ PLANEJAR ?
Planejar envolve o processo de coleta, organização, e analise de dados contínua, por meio de métodos , para chegar a decisões ou a escolhas das melhores alternativas, tendo um alvo, um objetivo a ser alcançado. PLANEJAMENTO AMBIENTAL:
Objetiva
atingir o desenvolvimento sustentável, minimizando os impactos ambientais, preservando e conservando fauna e a flora, sendo um processo político, social, econômico e tecnológico, que visa a escolha das melhores alternativas para a conservação da natureza, gerando o seu desenvolvimento equilibrado, garantindo a qualidade de vida da população.
O planejamento ambiental consiste no método de desenvolvimento sustentável, que nos dias atuais é um conceito muito presente, que tem por objetivo satisfazer as necessidades das gerações atuais, não comprometendo a necessidade das gerações futuras de também satisfazerem suas próprias necessidades. Garantindo uma qualidade no presente, de olho no futuro.
Três componentes básico do
Desenvolvimento Sustentável:
Para chegar às alternativas mais sustentáveis que visam o melhor aproveitamento dos recursos naturais disponíveis, o planejamento utiliza sistemas e métodos específicos, que permitem os estudos como: a problemática econômica e social da população e a análise das características do meio, suas carências, virtudes e possibilidades.
Os planejamentos ambientais podem ser divididos em três etapas sucessivas: PESQUISA, ANÁLISE, e SÍNTESE.
FASES DO PLANEJAMENTO:
PESQUISA: busca-se coletar e reunir os dados, para facilitar a interpretação da situação atual. ANÁLISE: Organização dos dados, para uma visão geral da situação do meio estudado. SÍNTESE: Reflexão ou aplicação do conhecimento alcançado, e a tomada de decisão propriamente dita.