Prointer
IMPLANTAÇÃO DOS SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
Rogério Luís Pimenta Ribeiro
Paulo Fernandes Sanches Junior
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
RESUMO: Esse projeto de pesquisa procurou evidenciar a importância que o processo de planejamento estratégico possui nos sistemas de gestão ambiental. Seu objetivo foi avaliar a relevância e o valor que o planejamento estratégico possui dentro dos sistemas de gestão ambiental. A pesquisa foi realizada através de pesquisa bibliográfica utilizando referencial teórico sobre os temas planejamento estratégico, gestão ambiental e sistemas de gestão ambiental além de dados secundários sobre esses temas. A revisão da literatura mostrou que a o planejamento estratégico é parte integrante de vários modelos de gestão ambiental, inclusive em modelos pioneiros. Concluiu-se que o planejamento tem relevância para os sistemas de gestão ambiental e é necessário para elaboração de um sistema de gestão ambiental eficaz.
PALAVRAS-CHAVE: Planejamento estratégico. Gestão ambiental. Sistemas de Gestão Ambiental.
1. Introdução
A lei da física determina, dogmaticamente, que toda ação gera uma reação. Olhando sob essa perspectiva, é praticamente um consenso, dentro da comunidade científica, que os problemas ambientais vivenciados pela sociedade são reflexos de um modelo econômico centrado no princípio da inesgotabilidade dos recursos naturais. Nesse modelo, o padrão de consumo quantitativo da sociedade é incompatível com a capacidade de produção (ou regeneração) do planeta. Esse padrão, que mede o conforto e desenvolvimento de um país através de índices quantitativos de consumo, se consolida no american way of life
(RUTKOWSKI et al,1997). Phillipi Jr et. al. (2004) são enfáticos ao afirmar que o custo desse modelo de progresso está muito alto em termos ambientais, e a conscientização ambiental vem sendo feita de maneira muito lenta ao longo da história.