prointer
Camada de Rede
ResuMO
Este trabalho tem como objetivo demostrar os conceitos e serviços da camada de rede do modelo OSI, também será discutido o funcionamento do protocolo principal de internetworking da internet que é o IP e protocolos como ARP, ICMP, IGMP, métodos de roteamento em unicast e multicasting e o funcionamento de serviços como Datagramas e Circuitos Virtuais também serão abordados para estudos de comparações e melhor utilização de cada um deles.
Palavras-Chave: Protocolos; Serviços da Camada de Rede; Modelo OSI.
Introdução Hoje em dia para nos comunicarmos com uma outra rede, é preciso que todos os nossos dados trafeguem de uma rede a outra, e para que haja uma padronização entre essa comunicação foram criadas as camadas. Essas camadas foram definidas pela ISO (Organização Internacional para Padronização) a fim de criar uma estrutura de camadas para todos os protocolos da rede. Cada camada possui sua função dentro da rede e o modelo OSI (Open Systems Interconnection) como é chamado é composto por 7 camadas no total, que são:
Camada 1: Camada Física
Camada 2: Camada de Enlace de dados
Camada 3: Camada de Rede
Camada 4: Camada de Transporte
Camada 5: Camada de Sessão
Camada 6: Camada de Apresentação
Camada 7: Camada de Aplicação
Nesse trabalho vamos focar na camada 3, que é a camada de rede. A camada de rede é responsável basicamente em possibilitar que um dispositivo final possa trafegar dados em uma rede. Em uma situação quando desejamos transmitir informações de São Paulo para o Rio de Janeiro por exemplo, o protocolo de rede é responsável por encapsular essas informações e juntamente adicionar os endereços de ip e porta, tanto origem como destino. Depois que esse processo é realizado, todas essas informações são chamadas de pacotes e então são encaminhadas para a próxima camada do modelo OSI. Quando o pacote chega no destino final, a camada de rede do outro lado (lado receptor), é responsável pelo desencapsulamento