Po Os
Cisterna, cacimba, cacimbão, poço amazonas ou poço caipira são poços cilíndricos, abertos manualmente, com o uso de picareta e pá e etc. Mais utilizado pela população rural brasileira e, recebe nomes distintos, dependendo da região.
Só podem ser escavados em materiais não muito resistentes, geralmente solo e depósitos sedimentares pouco consolidadas. Para que o operário possa trabalhar no fundo do poço, seu diâmetro deve ser grande, indo de 1 a 3 metros, em média 1,50 metros.
Poço Sedimentar é o poço tubular construído em regiões cujo subsolo é composto de rocha sedimentares que são rochas de baixa coesão com espaços intergranulares entre os grânulos que a compõem. Esta característica faz com que a água seja transmitida através da intercomunicação entre os espaços vazios ao longo de um gradiente hidráulico – características denominadas de permeabilidade – e armazenada quando não há transmissão – propriedade denominada de porosidade. Os poços construídos neste tipo de rocha, desmoronam, não sustentando as paredes do poço por isso, devem ser totalmente revestidos com tubos de revestimento lisos e revestimento ranhurados ou filtros, para haver a transmissão de água para dentro do poço.
Poço Tubular Fraturado é o poço construído para captar a água que flui pelas fraturas ou fendas existentes nas rochas cristalinas. Para chegar na rocha, a perfuração atravessa a parte de sedimento, que é vedada para impedir infiltrações e eventuais contaminações. Todas estas rochas permitem que as paredes do poço se sustentem drenando a água diretamente para o interior do poço após perfurado.
Para obtenção de licença para perfuração de um poço tubular para captação de água subterrânea, são exigidos normalmente os seguintes processos:
Licença de perfuração de poço tubular profundo: documento que registra o tipo de poço pretendido e seus detalhes construtivos, as características geológicas da