Po
Em caso de choque elétrico 3 etapas devem ser seguidas:
1. Pedir ajuda.
2. Resgate da pessoa ferida.
3. Aplicar os primeiros socorros para manter a vítima viva até a chegada do socorro médico.
Se a vítima manteve-se em contato com um condutor ou um fio em baixa tensão, o primeiro passo a tomar é a de separar esse contato da pessoa ferida antes de tentar socorrê-lo. Para fazer isso:
a) Desligue o aparelho pressionando o interruptor, o disjuntor, etc. Lembre-se que uma pessoa que tenha sido eletrocutada em um lugar alto pode cair no chão quando a energia será cortada. Neste caso, para tentar reduzir o impacto da queda, use colchões, roupas, espuma, uma lona ou um cobertor.
b) Nos casos em que é impossível desligar a energia, ou se a operação dura muito tempo porque o interruptor está longe demais, por exemplo: tente puxar a pessoa eletrocutada com um elemento não condutor (placas, barras, corda, cadeira de madeira, cinto de couro, vara ou ramo seco, etc.). Jamais toque diretamente a pessoa se ela ainda estiver em contato com a corrente elétrica, senão você também será afetado.
Em caso de cortes:
Caso ocorra um corte em sua mão ou em seu braço, deve-se seguir as seguintes etapas:
Antes de ir ao médico, procure lavar rapidamente o local com água abundante e pura para limpar a ferida.
Pressione o corte com uma toalha ou guardanapo, para conter o sangue até chegar ao hospital.
Não passe pó de café, sal ou outro produto no corte: eles podem atrapalhar a cicatrização.
Caso saia um pequeno pedaço de pele, leve-o imerso em soro fisiológico para ser enxertado. Se você não encontrar, não há problema: pode-se retirar a pele de outras partes do corpo.
Se o corte for tão profundo que parte do dedo se perde, é importante localizá-lo rapidamente, uma vez que o reimplante é possível.