Pos
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA – ABORDAGEM CLÍNICA E INSTITUCIONAL
Adriane Kiss
Lidiane Barbosa Nunes
Maurício Batista Nunes
Rafaela Sigoli Rodrigues
ADOLESCÊNCIA – DESENVOLVIMENTO PSICOSSOCIAL
Sorocaba/SP Abril de 2015
Adolescência fase de explicar
Identidade
Sociedade Identidade
Família e amigos
Pais
Comportamento
Mudanças Políticas
Como o psicopedagogo pode agir
Intervenção
Conclusão
Relacionamento do adolescente com a família
O conflito entre os pais e o adolescente surge logo no início da adolescência. Costuma-se surgir brigas e discussões repetidas por situações corriqueiras.
Existem elementos no relacionamento do adolescente com sua família como a comunicação entre eles, o apoio que se tem, interligação entre eles e o controle exercido pela família no adolescente.
O controle é a restrição de autonomia aplicada pela família ao adolescente. Este controle é utilizado para evitar que o adolescente se envolva com coisas julgadas erradas. Certo controle é saudável e impõe limites ao adolescente, no entanto, controle excessivo pode causar problemas, pois a fase da adolescência busca autonomia.
Os pais são um dos maiores influenciadores de identidade do adolescente. Geralmente, os adolescentes costumam não se identificar com os pais. Revoltam-se contra eles e contra seu controle. Muitos acreditam que seus pais são fora de moda, desatualizados, no entanto as gerações mais novas e mais velhas possuem valores muito semelhantes.
Os filhos tendem a não se afastar muito das crenças e ideais dos pais e estes têm especial interesse em minimizar quaisquer conflitos que apareçam.
Relacionamento do adolescente com seus amigos
Os amigos cumprem um papel muito importante na vida do adolescente. Eles o ajudam a encontrar sua própria identidade dentro de um contexto social. A sub cultura adolescente funciona como um amortecedor entre o mundo da criança e o mundo dos adultos.