FRANCIELE 1
Atualmente a Educação Infantil, é uma das áreas educacionais cuja demanda tem aumentado cada dia mais, porém infelizmente não tem sido vista como um espaço para o inicio de uma construção do conhecimento e sim como apenas um lugar aonde a criança vai só para brincar e ser cuidada.
Tendo em vista a importância do aprendizado que ocorre nesse ambiente e que é nele que a criança irá se desenvolver de forma mais ampla e rica, que passamos a analisar a necessidade de atividades que tenham como enfoque o lúdico e o movimento além de priorizar a integração do cuidado e aprendizado desde o inicio do processo, buscando a articulação de três ferramentas: relações afetivas, a brincadeira e o movimento.
Tal visão pedagógica tem como objetivo a concepção da criança como um ser social, histórico, que faz parte de uma cultura e que é um cidadão de direitos e deveres. A criança até os 6 anos tem um maior interesse no brincar e isso é primordial para estabelece as o seu relações desenvolvimento que irão global. A brincadeira permitiu o desenvolvimento: cognitivo, afetivo, social, corporal e motor.
Enquanto brinca a criança utiliza o corpo e a mente é aonde entra a educação psicomotora, ao usá-la estamos contribuindo de forma mais significativa para a construção e produção do conhecimento da criança.
A psicomotricidade ao ser utilizado na Educação Infantil contribui grandemente no desenvolvimento integral da criança e principalmente no processo de aprendizagem, através de atividades e brincadeiras que proporcionem uma maior valorização do movimento.
Ao professor cabe o desafio da importância em revisar sua pratica e analisar se a mesma vai de encontro as necessidade e interesse de seu aluno, possibilitando a construção do desenvolvimento das habilidades psicomotoras, que são de suma importância na vida da criança.
A metodologia utilizada foi à pesquisa através de livros e artigos na grande maiorias recentes que proporcionaram maiores conhecimentos e ideias atuais sobre