Desing de Projeto
CEPLAN – CENTRO DE ENSINO DO PLANALTO NORTE
ARIELLI CAROLINE STOCK
KARIANA PEREIRA CANEDO
MONOCICLO
SÃO BENTO DO SUL
2013
História.
Por volta de 1800 foi inventada a bicicleta. Essa bicicleta se chamou Penny Farthing, nome dado à combinação da antiga moeda britânica penny e farthing.
Passado um tempo, alguns “exibicionistas” e dotados de mais equilíbrio começaram a empinar a pequena roda traseira e a disputar quem andava mais tempo com a pequena roda no ar. Com a pratica incentivada pelas competições, a competições, a evolução foi certeira, logo perceberam que poderiam dispensar a “rodinha” traseira e assim surgiu o monociclo.
O monociclo atualmente é muito utilizado nos Estados Unidos, Europa e Japão por ser, além de um excelente divertimento, uma das melhores formas de desenvolvimento do equilíbrio, coordenação motora, reflexo, ganho aeróbico e anaeróbico, concentração, persistência, autoconfiança, e uma maravilhosa maneira de aliviar as tensões do trabalho ou estudo.
O monociclo tem sido utilizado como ferramenta para se percorrer longas distâncias e tem estimulado muitas pessoas a apreciar este desporto inovador.
Existem, por todo o mundo, grupos de praticantes de monociclo. Já se realizam campeonatos e encontros mundiais na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Japão e já se encontra em processo um pedido para aceitação como um novo desporto olímpico.
Um belo exemplo de dedicação a este tipo de desporto é o de Lars Clausen, um pastor americano que rodou os Estados Unidos em monociclo levantando fundos para a sua Igreja. Outro exemplo é o de Hanspeter Beck, um australiano que rodou a Nova Zelândia durante 52 dias.
Novas Tecnologias.
O protótipo da Honda.
Enquanto as montadoras alemãs estão ocupadas desenvolvendo bicicletas e scooters elétricos, o Japão se mantém na vanguarda de propostas estranhas de mobilidade para o futuro. E o último desses dispositivos é o conceito