Desing Thinking
O que é Desing Thinking?
O Desing Thinking é um modelo de pensamento, significa acreditar que podemos fazer a diferença, desenvolvendo um processo intencional para se chegar ao novo, a soluções criativas, e criar impacto positivo.
Este modelo é centrado no ser humano, é colaborativo, é otimista e é experimental.
Ele faz com que você acredite em sua própria criatividade e no propósito de transformar desafios em oportunidade.
Você pode usar Desing Thinking para abordar qualquer desafio.
De acordo com Fascioni (2011), o conceito de Design Thinking pode ser um “bicho papão” para os leigos no assunto, mas é um tema que tem motivado nos últimos anos discussões amplas e estudos a partir dos Estados Unidos, onde o termo foi cunhado ainda no século passado. Ainda de acordo com o autor “... todo gestor deveria ter noções básicas do termo como forma de aprimorar seu trabalho.
A metodologia pode ser dividida em duas etapas: Preliminar e em Profundidade.
A primeira tem como objetivo o reenquadramento e o entendimento inicial do problema, enquanto a segunda destina-se à identificação de necessidades e oportunidades que irão nortear a geração de soluções na fase seguinte do projeto, a de Ideação.
No Desing Thinking existem cinco fases: Descoberta, Interpretação, Ideação, Experimentação e Evolução.
1ª Fase: Descoberta
Na descoberta é construída uma base sólida para suas ideias, aonde é criado varias soluções significativas para estudantes, pais, familiares e gestores que começam com um profundo entendimento de suas necessidades.
Por tanto na descoberta é preciso estar aberto a novas oportunidades, inspirar-se e criar novas idéias.
Em resumo, Design Thinking é a confiança de que coisas novas e melhores são possíveis e que você pode fazê-las acontecer. E de que certo otimismo é bem-vindo na educação. Com a preparação é possível proporcionar um bom entendimento do desafio”. (Maurício Vianna, 2012)
2ª Fase: