sistema da informação
A INOVAÇÃO é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.
Dentre as várias possibilidades de inovar, aquelas que se referem a inovações de produto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Outros tipos de inovações podem se relacionar a novos mercados, novos modelos de negócio, novos processos e métodos organizacionais. Ou, até mesmo, novas fontes de suprimentos.
TIPOS DE INOVAÇÃO:
INOVAÇÃO DE PRODUTO: Envolvem mudanças significativas nas potencialidade de produtos e serviços. Incluem-se bens e serviços totalmente novos e aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes. Exemplo: automóvel com câmbio automático em comparação ao “convencional”.
INOVAÇÃO DE PROCESSO: Trata de mudanças no processo de produção do produto ou serviço. Não gera necessariamente impacto no produto final, mas produz benefícios no processo de produção, geralmente com aumentos de produtividade e redução de custos. Exemplo: automóvel produzido por robôs em comparação ao produzido por operários humanos.
INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL: Referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como: mudança na pratica de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa.
INOVAÇÃO DE MARKETING: Envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no desing do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços.
INOVAÇÃO ABERTA significa que ela utiliza fontes externas para seus processos de inovação: clientes, fornecedores, universidades, etc. As empresas que apostam suas fichas apenas no desenvolvimento interno realizam a chamada INOVAÇÃO FECHADA.
GRAU DA INOVAÇÃO: pode-se estabelecer que uma INOVAÇÃO INCREMENTAL é aquela que agrega valor para necessidades mais