DESING THINKING IONARA BRAGA
2201 palavras
9 páginas
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA – IESP CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASIONARA PEREIRA BRAGA
DESING THINKING: UMA NOVA FERRAMENTA DE INOVAÇÃO PARA AS EMPRESAS
João Pessoa
2014
1. INTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a sociedade tem passado por um processo de mudança expressivo caracterizado, em grande parte, pela revolução causada pelo desenvolvimento rápido de novas tecnologias e pelo aumento no volume das informações. Essa velocidade é cada vez maior e a prova disso são as ondas de inovação tecnológica. Enquanto a primeira (energia a vapor) durou cerca de sessenta anos, a previsão para a quinta onda (redes digitais) é uma duração de trinta anos.
Esse aumento de velocidade nas transformações da sociedade exige que as empresas repensem o modo como obtêm suas vantagens competitivas, isto é, a simples melhoria de um processo, produto ou serviço não é capaz de garantir a liderança de uma organização no longo prazo. Nesse contexto, Becattini (1999) afirma que, no mercado corrente, caracterizado pelo rápido aumento da saturação da procura, a competitividade tende a ser determinada mais pela capacidade inovadora do que pela produtividade.
A Dessa maneira, torna-se um imperativo para as organizações a implementação de ferramentas de gestão que incentivem e estimulem os colaboradores a desenvolverem novas soluções sistematicamente; uma forma é a estruturação de processos que guiem e mobilizem os esforços das empresas para a inovação.
Diante desse contexto, nos últimos anos, o uso do design para o desenvolvimento de soluções tem sido estudado há mais de trinta anos por diversas escolas de pensamento, como arquitetura, ciências e artes. No entanto, nos últimos anos a sua aplicação se estendeu para uma direção inusitada, os negócios. A origem dessa nova aplicação do design está associada à consultoria IDEO, empresa norte-americana que desenvolve inovações com base no pensamento de um designer. Daí a denominação do