desinfetante
A primeira referencia de desinfetante que se tem noticia, foi feita por homero a A Odisséia, onde citava o uso de enxofre na forma de dióxido de enxofre (aproximadamente 800a.c.)
Os desinfetantes são produtos que procuram associar o poder de limpeza à ação bactericida. Normalmente, compõem-se da mistura de tenso- ativos com óleos de pinho ou eucalipto. São também utilizados para mascarar odores desagradáveis em ambientes públicos e instalações sanitárias. A biodegradação de um tensoativo é definida como a destruição dos compostos químicos pela ação biológica dos organismos vivos, resultando na formação de água, gás carbônico e sais inorgânicos. A legislação brasileira de proteção ambiental determina a produção e utilização de produtos de limpeza biodegradáveis.
Embora simples de serem produzidos, exigem alguns cuidados com o manuseio de produtos químicos. Recomenda-se a utilização de aventais de plástico, luvas, botas, óculos e máscaras protetoras. Além disso, é essencial a colaboração permanente de um químico no processo de produção.
PRODUÇÃO INDUSTRIAL
O processo de produção desinfetantes líquidos é simples e consiste, basicamente, na mistura, sob agitação, dos ingredientes na proporção e quantidades indicadas nas fórmulas.
O fluxograma de produção apresenta o esquema de fabricação.
Fórmula
Ricinoleato de sódio3%
Óleo de pinho ou eucalipto (concentração 60%)2%
Formol comercial2%
Álcool comercial8%
Água85%
Corante (concentração 200%)0,4%
Procedimento
Misturar, com agitação, ricinoleato de sódio, óleo de pinho ou eucalipto, formol, álcool e água nas quantidades e proporções indicadas. Por último, adicionar o corante. Envasilhar logo a seguir em embalagens de polietileno e armazenar
.
Para a produção de desinfetantes existe a especificação EB-146 da As
-
sociação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Desinfetante para Banheiro Caseiro
Para fazer o desinfetante você vai precisar de: