Desinfetantes
Boletim informativo editado pela Fundação Procon-SP
CUI DA D O S C O M OS
PRO D U TO S D E L I MPEZA E
DESI N FE TANT E S
Produtos de limpeza, desinfetantes, germicidas e outros, também chamados de domissanitários, parecem inofensivos mas podem causar sérios danos à saúde se cuidados especiais para o uso, armazenamento e descarte, não forem observados.
Esses produtos, em geral, apresentam um conteúdo ou embalagem colorida que naturalmente atraem as crianças, que podem confundi-los com alimentos e ingeri-los. Os cheiros agradáveis também disfarçam o perigo tornando o produto mais atraente. Não podemos esquecer que as crianças realmente desconhecem os perigos destes produtos.
Estudos já indicaram que crianças menores de cinco anos são as maiores vítimas de intoxicação por essas substâncias, pois é nessa fase que começam a explorar o seu mundo, subindo em móveis, alcançando prateleiras e gavetas e abrindo armários onde são armazenados os produtos. Os locais de maior perigo são a cozinha, o banheiro, lavanderia e quintal.
Outro grave problema são os produtos vendidos em embalagens clandestinas e, portanto, inadequadas. São os produtos, em geral, comercializados por ambulantes em caminhões. Os recipientes são embalagens reaproveitadas de produtos de limpeza já descartados ou mesmo de refrigerantes.
Não possuem registro do Ministério da Saúde, sua formulação é inadequada e não possuem rótulo, portanto, não apresentam as informações necessárias sobre sua composição e risco o que, dentre outros problemas, dificulta o socorro no caso de intoxicação.
ano II – nº 06 – jan/fev/mar/2008 – 2
Não compre produtos sem rotulagem, vendidos em embalagens impróprias, pois estes podem causar intoxicações graves, comprometendo sua saúde.
Os domissanitários devem apresentar um rótulo com as seguintes informações: aprazo de validade; anome do fabricante, e responsável técnico; aregistro no Ministério da Saúde (os