Desinfetante e seus componentes
Tema: Desinfetante e seus componentes
Santana de Parnaíba
2014
Cloreto de Benzalcônio
Cloreto de Benzalcônio (cloreto de alquil dimetil benzil amônio) é um agente de tensão superficial para aumentar o contato nitrogenoso e catiônico pertencente ao grupo de compostos de amônio quaternário. É um sal facilmente solúvel emágua, álcool e acetona.
É utilizado como antiséptico, espermicida, descongestionante nasal, e historicamente como bactericida. Seu uso varia desde desinfecção de pele e limpeza de membranas mucosas passando por esterilização de instrumentos, por cultivo de pessegos e até como conservante.
Funções:
- Fabricação de detergentes, desengordurantes e desengraxantes para a indústria têxtil e química.
- Fabricação de pisos, louças, automóveis, carpetes, estofados, plásticos, vidros, ferragens e sabonetes veterinários.
- Antiséptico em curativos, medicamentos para tratamento de eczema de pele, soluções diluídas nasais e oftálmicas.
- Germicida e antiséptico na fabricação de desodorantes e loções.
Opacificante
O efeito opacificante e perolizante é conhecido há muito tempo, porém as matérias-primas usadas para este fim têm mudando amplamente. Os primeiros agentes perolizantes remontam ao Egito Antigo, quando diversos tipos de minerais eram usados para melhorar a aparência de maquiagens. Muito tempo depois, no século XVII, pastas à base de escamas de peixes eram usadas para o mesmo fim, as quais foram substituídas dois séculos seguintes por micas e pigmentos à base de óxidos metálicos.
Quimicamente falando, as formulações cosméticas - contendo alta carga orgânica - representavam uma dificuldade muito grande para a incorporação de tais materiais, em sua maioria inorgânicos. Também aspectos relacionados à saúde humana restringiram o uso de muitos destes materiais.
Os aspectos opaco e perolado são fenômenos físicos relacionados à interação de certos materiais com a radiação