Efeitos dos desinfetantes sobre os microorganismos.
Desinfetantes são substâncias ou produtos capazes de destruir, indiscriminadamente, os microorganismos de uma superfície ou instrumento sem, entretanto, eliminar as formas esporuladas. Vários tipos de desinfetantes são utilizados para a desinfecção de diferentes itens (superfícies, instrumentos, chão, aparelhos, etc.). A escolha do desinfetante químico deve ser feita cuidadosamente, pois um produto usado para uma finalidade, pode não ser igualmente efetivo para outra.
Os produtos químicos usados como desinfetantes, geralmente comportam-se como “venenos protoplasmáticos”, agindo das seguintes maneiras:
Ação em membrana: Produzem dano inicial na membrana citoplasmática das bactérias, resultando em perda de constituintes celulares vitais (ácidos nucléicos e potássio). Atuam desta maneira: clorexidina, compostos de amônia, fenóis e alcoóis.
Ação de fixação da membrana: Atuam selando ou fixando a membrana citoplasmática, bloqueando a saída de componentes celulares, matando os microorganismos. O glutaraldeído e o formaldeído agem desta maneira.
Oxidação dos constituintes celulares: Atuam através de oxidação. Agem desta maneira os compostos à base de cloro (hipocloritos) e iodo (iodóforos).
Objetivos da aula:
Verificar a ação dos desinfetantes sobre os microorganismos.
Observar que diferentes desinfetantes possuem ação variável sobre os diferentes microorganismos.
Análise do procedimento
Para a realização do procedimento utilizamos:
Tubo contendo cultura em meio líquido – Escherichia coli.
Solução salina esterilizada.
Álcool a 70%.
Hipoclorito.
Clorexidina.
Placa de Petri contendo Ágar-nutriente.
Alça de níquel-cromo.
Pipeta.
Com a realização do procedimento foi possível observar a real eficácia dos desinfetantes.
Resultados
Foi realizado preparo de Álcool a 70% com eficácia comprovada.
Com a cultura de Escherichia coli em placa de Petri, foi possível observar colonização apenas na parte dividida para solução salina.