Microbiologia
Departamento de Microbiologia e Parasitologia
Disciplina de Microbiologia Geral
MÉTODOS DE CONTROLE DOS MICROORGANISMOS. (1.4)
1. INTRODUÇÃO.
A ciência para o controle do crescimento microbiano teve início a cerca de 100 anos, quando Pasteur levou os pesquisadores a acreditarem que os micróbios seriam uma possível causa das doenças.
Na metade do século XIX, o médico húngaro Ignaz Semmelweis e o médico inglês Joseph Lister utilizaram algumas das primeiras práticas de controle microbiano para procedimentos médicos. Essas práticas incluíam a lavagem das mãos com hipoclorito de cálcio e a utilização de técnicas cirúrgicas assépticas. Até aquele momento as infecções nosocomiais matavam pelo menos 10% dos pacientes cirúrgicos e 25% das parturientes. A ignorância a respeito dos microorganismos era tanta que, durante a Guerra
Civil Americana, não era incomum um cirurgião limpar seu bisturi, entre as incisões, na sola de sua bota.
A prevenção e o controle de enfermidades infecciosas podem ser eficientemente realizados mediante aplicação de agentes químicos ou físicos sobre os microorganismos antes que estes entrem em contato com os hospedeiros, ou antes que atravessem a barreira cutânea. Tais procedimentos podem ser utilizados sobre os alimentos, água, objetos em geral ou sobre a pele/mucosa. A natureza do agente a ser utilizado (físico ou químico), seu tipo específico (grupo a que pertence) e sua intensidade de aplicação têm de ser apropriados para a natureza do material que se vai submeter ao tratamento, bem como devem ser condizentes com o grau de eliminação dos microorganismos que se almeja alcançar. Assim sendo, pode-se planejar desde uma inativação seletiva, até uma destruição completa de todos os micróbios presentes no local. Sendo assim faz-se necessário conceituar alguns vocábulos essenciais e fazer considerações básicas sobre os mesmos. 2. TERMINOLOGIAS DO CONTROLE BACTERIANO.
a) Esterilização: é a