ISO 14000
Felipe Ramalho Pombo
Alessandra Magrini
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo traçar um panorama de aplicação da norma ISO 14001:2004 no Brasil, de forma a apresentar informações mportantes i sobre o processo de certificação ambiental ao qual as empresas brasileiras têm se submetido. A certificação em conformidade com a norma ISO 14001:2004, nos dias atuais, é um requisito indispensável para as organizações que almejam a tingir o mercado internacional. Porém, as empresas de pequeno porte encontram d ificuldades em obter tal certificação, principalmente devido aos custos de implantação do sistema de gestão ambiental. As empresas tendem a incorporar novos aspectos às certificações, ntegrando seus sistemas: ambiental, de qualidade, e de i saúde e segurança no trabalho. Em aíses em desenvolvimento com grandes desip gualdades sociais, como o rasil, vislumbra-se ainda uma tendência recente muito
B
promissora, a responsabilidade social mpresarial. A região brasileira predomie nante, em termos de número de ertificações emitidas, é a sudeste, tendo como desc taque o estado de São Paulo, que possui cerca de 50% dos certificados, enquanto a Petrobras é a empresa de maior destaque no cenário brasileiro. No Brasil, os setores industriais automotivo, petroquímico e químico e o setor de prestação de serviços são os que possuem o maior número de certificações.
Palavras-chave: Gestão ambiental. ISO 14001. Sistema de gestão ambiental.
1 Introdução
Na economia globalizada dos dias atuais, as organizações estão cada vez mais sendo pressionadas a demonstrar um gerenciamento adequado em suas estruturas ambiental, social e econômica. Isso vem em decorrência de uma consciência popular crescente sobre os danos causados ao meio ambiente e à saúde de comunidades, ao longo da evolução dos processos produtivos, além das enormes desigualdades sociais existentes ao redor do planeta.
O