Desenfecçao
3
Formaldeído
É usado como desinfetante ou esterilizante nas formas gasosa ou líquida. É comumente encontrado como formalina, sendo esta sua diluição aquosa a 37%. A formalina é bactericida potente, fungicida, agindo também contra vírus, bacilos da tuberculose e esporos bacterianos. Tem seu uso limitado por se tratar de composto cancerígeno. Age alcalinizando determinados grupos das proteínas e das purinas.
Peróxido de hidrogênio
0 composto é bactericida, esporicida, fungicida, eliminando também os vírus. Agem produzindo radicais hidroxila livres que atacam a membrana lipídica, o ácido desoxirribonucléico e outros componentes essenciais à vida da célula. É usado como desinfetante em concentração de 3%, para superfícies não orgânicas. Não é usado como esterilizador, por ter atividade inferior à do glutaraldeído.
Compostos iodados
É um combinado de iodo e um agente solubilizante, ou carreador. 0 exemplo de solução mais usada é a polivinilpirrolidona iodada, que mantém as propriedades desinfetantes do iodo sem características tóxicas ou irritantes.
0 composto iodado penetra a parede celular dos microorganismos, rompendo a estrutura e a síntese das proteínas e do ácido nucléico. É bactericida e virucida, mas necessita de contato prolongado para eliminar o bacilo da tuberculose e os esporos bacterianos. Usado como anti-séptico e como desinfetante de frascos para cultura de sangue, tanques de hidroterapia, termômetros e endoscópios. Não é adequado para desinfecção de superfícies.
Glutaraldeídos
Dialdeído saturado, é largamente aceito como desinfetante de alto nível e quimioesterilizador. Sua solução aquosa necessita de pH alcalino para eliminar esporos bacterianos.
Age alterando os ácidos desoxirribonucléico e ribonucléico, bem como a síntese protéica dos microorganismos. É mais comumente usado como desinfetante de alto nível para equipamento médico, como endoscópios, transdutores, equipamento de