Biologia vegetal
A assepsia é um dos principais fatores isolados mais importantes no controle de microrganismos tanto nos setores de saúde como alimentício, a deficiência no controle desses padrões é um dos responsáveis pela ocorrência de surtos de doenças transmitidas por alimentos ou em áreas de saúde como hospitais.
Em setores de alimentação vistorias diárias constatam o nível microbiota, o qual é estipulado se esta dentro dos limites padrões aceitáveis.
Considera-se que o número de microrganismos do produto final é resultante da somatória de fatores que se processam nas inúmeras etapas do processo desde produção até o consumo. A Organização Mundial de Saúde, define doença transmitida por alimento como doença de natureza tóxica, causada através do consumo de alimentos ou água contaminada derivada da falha nestas medidas de controle.
Bactérias patogênicas que se destacam na maioria das infecções e toxi-infecções alimentares como Listeria monocytogenes, Salmonella spp, Escherichia coli, que tem seu habitat exclusivo o trato intestinal do homem e animais. A presença de coliformes em alimentos indica condições higiênico-sanitárias inadequadas durante o processamento, produção ou armazenamento, e altas contagens podem significar contaminação pós-processamento, Clostrídium e Staphylococcus aureus estão entre os principais microorganismos que causam preocupação em relação a produção de alimentos processados.
Os Staphylococcus são cocos gram-pos. e fazem parte da microbiota normal da pele e mucosas de mamíferos e aves. O principal reservatório, no homem, são as fossas nasais e a incidência nesta área é tamanha, que parece ser impossível sua eliminação.Os fatores que mais predispõem à contaminação vêm da inadequada manipulação dos produtos, resultando em contaminação cruzada na exposição dos produtos a temperaturas adequadas ao crescimento bacteriano.
A utilização simples de água e sabão reduz a população microbiana presente nas mãos e, na maioria das vezes,