assepsia,desenfecção,esterilização
2. Importância da assepsia na área da saúde
As principais causas de infecção no âmbito hospitalar é a deficiência no processo de assepsia, pois neste ambiente são aplicados inúmeros procedimentos invasivos ao paciente aumentando assim suas chances de apresentar um quadro infeccioso.
A infecção acontece quando um microorganismo como vírus, bactérias, protozoários ou fungos, penetra no corpo do ser humano e se proliferação. Para prevenir possíveis quadros infecciosos utilizamos a assepsia em um local ou objeto para afastar tais microorganismos, por exemplo, lavagem das mãos antes e depois de qualquer procedimento.
3. Tipos de assepsia
A assepsia tem como objetivo promover a limpeza e a remoção de sujeiras e detritos em superfícies, para diminuição ou/ e eliminação de bactérias. Existem vários tipos de assepsia sendo eles:
Assepsia higiênica ou comum: É realizada em qualquer situação, sempre que sinta que as mãos estão sujas.
Assepsia médica:
Quando são praticadas ações de enfermagem, especificamente destinadas à prevenção da infecção, em doentes que se sabe ou suspeita que tenham doenças infecciosas chamando-se a estas medidas isolamento protetor.
Normas que se aplicam: 1. Lavar as mãos sempre que prestar cuidados (antes e depois) e sempre que sentir que estão sujas. 2. Calçar