BOMBA SODIO POTASSIO
O sódio é uma molécula higroscópica, ou seja uma molécula que arrasta água, com isso pode ocorrer a estumefação da célula, ela vai inchar podendo até romper a membrana, a bomba de sódio e potássio existe justamente para evitar esse rompimento da membrana.
A bomba de sódio e potássio é composta por duas subunidades, a alfa e a beta. Na subunidade alfa a bomba tem três sítios de ligação do sódio, quando o sódio se liga nesses sítios de ligação, a subunidade beta sofre uma alteração conformacional, abrindo-se um sítio ativo de ligação de ATP, com isso o ATP se liga na subunidade beta e é hidrolisado gerando energia para a bomba enviar o sódio para o meio extracelular.
Depois de enviar o sódio para o meio extracelular, a subunidade alfa tem baixa afinidade pelos íons de sódio, já á subunidade beta aumenta sua afinidade pelos íons de potássio, com isso dois íons de potássio se ligam na subunidade beta, o fosfato que foi utilizado para gerar energia se desliga da subunidade beta, fazendo com que a bomba volte a sua formação original levando o potássio para o meio intracelular.
A bomba sempre envia três íons de sódio para o meio extracelular e traz dois íons de potássio para o meio intracelular, com esse mecanismo quando o sódio é mandado para fora da célula ele leva consigo a água, evitando assim a estumefação celular.