Biossegurança maquiagem
No processo básico que envolve a maquiagem, destaca-se o uso adequando de procedimentos de Biossegurança, sendo esta definida pela condição de segurança alcançada por um grupo de ações destinadas a prevenir, controlar, reduzir ou eliminar riscos próprios as atividades que possam comprometer a saúde humana, animal e ao meio ambiente (TEIXEIRA E VALLE, 1996).
A atuação profissional dos maquiadores compreende uma variedade de técnicas e recursos a serem escolhidos. No Brasil a classificação é definida por maquiagem de embelezamento, maquiagem artística, e ainda maquiagem de caracterização. No presente trabalho, a abordagem será exemplificada na conduta de Biossegurança voltada à Maquiagem de Embelezamento.
O profissional transforma esse conceito em imagem, através do conhecimento do produto, alem de técnicas atualizadas. A seriedade e importância que o profissional dedica a esse meio ganha espaço dia-dia em diferentes classes sociais, religião e ocupações (CURRY, 2006).
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Biossegurança, Maquiagem e seus Riscos
A preocupação com a aparência é responsável pela formação de um grande publico que procura constantemente os serviços na área da beleza. E esse mesmo, vem se tornando cada vez, mas exigente e bem informado. Surge em conseqüência disso, a necessidade de formar profissionais capacitados e especializados. Como o profissional maquiador que cada vez, mas vem se atualizando para melhor atender seus clientes, um profissional preparado, com princípios éticos, atenta a novas tendências e munido de conhecimento, como um dos mais importantes e falados hoje em dia a Biosseguraça.
A Biossegurança segundo:
Hinrichsen (2004, p4) "Consiste num conjunto de ações voltadas para prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços que possam comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente, ou a