Desenvolvimento econômico local
As estratégias do Desenvolvimento Econômico Local (DEL) são planejadas pelo governo local em conjunto com os parceiros dos setores públicos e privados. A implementação é conduzida pelos setores públicos, privados e não governamentais de acordo com as habilidades e capacidades de cada um.
A gestão do desenvolvimento local pode ser diferenciada e discutida por meio da análise das ações e estratégias de desenvolvimento implementadas por vários agentes, em especial o Estado, permitindo avaliar seus resultados socioeconômicos e também observar como ocorre a materialização dessas estratégias no espaço (ou no ambiente construído), que resultam em alterações do conteúdo e do significado desse espaço.
O desenvolvimento está vinculado à noção de modelo territorial, cuja compreensão é um dos objetivos da análise territorial e de ordenação do território, visando compreender as formas de ocupação e utilização do espaço.
DESENVOLVIMENTO
O Desenvolvimento Econômico Local (DEL), componente da iniciativa “Cities of Change”, busca construir competência municipal para melhorar a economia local e gerar um ambiente que favorece a geração de empregos. Esse desenvolvimento pode ser visto como um dos campos de investigação da escala local.
Os estudos da escala local remetem ao estudo sobre o poder local, visto como relação de forças, das quais se processam alianças e confrontos entre atores sociais em um espaço delimitado, com formação de identidades e práticas