dificuldades no espote
Norbert Elias nasceu em Breslau em 1897 e morreu em Amsterdam em 1990.
Sociólogo alemão, estudou medicina, filosofia e psicologia nas Universidades de Breslau e examina o surgimento das configurações sociais como consequências inesperadas da interação social. Estaria diante de uma sociedade que, para ele, não seria civilizada. Para este homem, civilizados são os costumes do seu tempo, de seu povo, de sua terra. Aqueles hábitos que sua sociedade abomina é que seriam considerados incivilizados, isto é, as pessoas que os praticaram, não foram educadas, refinadas para a sociedade daquele homem.
A nosso ver, esta obra apresenta questões pertinentes à educação e marca como esse modelo educacional pode ser construído pelos homens em determinado momento histórico. Esse é o ponto fundamental da obra de Elias, qual seja, o de apresentar que determinados costumes não podem ser naturalizados. É preciso compreender que as relações sociais são elaboradas para e pelos homens, e visam atender às demandas do momento histórico em que estão vivendo.
A oposição entre as sociedade modernas e laicas do ocidente se faz em relação a sociedades tradicionais por meio de costumes e usos. Por exemplo, as atitudes com relação a sexualidade, masculina e feminina, mais liberal, e o tratamento relativamente igualitário entre homens e mulheres é uma das principais formas de diferenciação entre o ocidente "pós-cristão" e o